Ex-alunas da Univida criam projeto de fomento a contação de histórias
Próximo sábado, 17 de novembro, das 9 às 17 horas, o projeto Varal Criativo, criado pelas ex-alunas da Univida Dani Almeida e Dena Sossai, chega ao Largo do Pará para celebrar o Dia da Criatividade.
No local, várias atividades serão promovidas para o público. De manhã, a partir das 10 horas haverá rodas de contação de histórias com várias ex-alunas da Univida. Já a tarde, a partir das 14 horas serão promovidas oficinas de brinquedos articulados e literatura de cordel e xilogravura. Todas as atividades são gratuitas para o público. Os interessados nas oficinas deverão mandar e-mail para: contato@dialogosproducoes.com.br até o dia 16 de novembro. As vagas são limitadas.
Além das atividades culturais promovidas neste dia, o espaço ainda oferece diversos estandes de artesanato e alimentação que integram o Programa Economia Solidária da Secretaria de Trabalho e Renda de Campinas.
O Varal Criativo é uma iniciativa da cordelista e contadora de histórias Dani Almeida e da artesã e também contadora de histórias, Dena Sossai. A ação visa levar possibilidades criativas e artísticas à população e revelar talentos nestas áreas. O projeto conta com um estande no Largo do Pará e oferece cordéis, mamulengos e brinquedos artesanais.
A contação de histórias como recurso para a criatividade
Comemorado no dia 17 de novembro, o Dia da Criatividade é uma chance para lembrar sobre a importância dessa habilidade na resolução de muitas situações na vida. Mais do que uma inspiração, ela pode ser praticada e treinada por todos, segundo a psicóloga Suzana Montauriol. “ Ser criativo é poder ordenar ideias e informações de forma original e inovadora. Basta focar em questões como, fazer perguntas e buscar respostas utilizando a imaginação. Neste aspecto, a contação de histórias é uma excelente ferramenta para estimular tudo isso”, revela Suzana. A fim de darem um novo fôlego as suas áreas de atuação, as amigas Dena Sossai e Dani Almeida recorreram a esta ferramenta e incluíram em seus negócios. “Eu já trabalhava fazendo fantoches estilo mamulengo e a Dani, que é nordestina e mora aqui em Campinas, já escrevia cordéis. Como acabamos de fazer uma pós-graduação em contação de histórias na Univida, resolvemos nos unir contando histórias e fazendo oficinas daquilo que já tínhamos em mãos. Uma valorizou ainda mais o trabalho da outra e resolvemos transformar isso num projeto chamado Varal Criativo. A experiência está sendo incrível”, afirma Dena.
Serviço
Dia da Criatividade no Largo do Pará
Local: Estande Varal Criativo
Horário: das 9 às 17 horas
Atividades:
Rodas de Contação de histórias (10 às 12 horas)
Oficina de bonecos articulados (14 às 15 horas)
Oficina de cordel e xilogravura (15 às 16 horas)
Inscrições Oficinas: contato@dialogosproducoes.com.br
Preço: Gratuito
Outras informações: facebook.com/dialogosproducoes