Dicas para você planejar seu projeto cultural

A partir de hoje compartilharei dicas e estratégias sobre projetos culturais.
Tá precisando incrementar seu projeto? Então, vem comigo!
Conceito de cultura
Este conceito é algo extremamente complexo e amplo. A palavra em si
abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a
partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em
seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos,
valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir
das pessoas.
O que é projeto cultural?
Projeto é um instrumento técnico e estratégico, que possui características
próprias que o define como tal, independentemente de tamanho, complexidade
ou duração. Um projeto cultural tem como resultado o desenvolvimento de um
produto cultural, aí incluídos os serviços, as ações e os resultados culturais.
É composto por quatro fases, (Planejamento, Execução, Prestação de Contas
e Encerramento) com características e especificidades próprias.
Planejar é organizar as ações necessárias para a realização do projeto e
formar uma equipe de acordo com características e habilidades necessárias
para atingir ou superar os resultados desejados. Conheçamos, então, as
diferentes dimensões do planejamento:
– Dimensão econômica: Trata do plano material, composto por recursos físicos,
financeiros e tecnológicos (equipamentos, veículos, dinheiro, computadores).
– Dimensão filosófica: Define as motivações do projeto. (Por quais razões o
projeto foi criado?).
– Dimensão potencial: Define os colaboradores, parceiros e equipe que
participa do planejamento, produção, comunicação e administração do projeto.
– Dimensão causal: Define para quem o projeto está destinado.
Destaque para as dimensões potencial e causal do seu projeto que estão
relacionadas às dimensões humanas, estas que, poderão contribuir ativamente
para o crescimento e aperfeiçoamento de todas as pessoas envolvidas no seu
projeto.
Pesquisa:
www.sebrae.com.br
www.cultura.gov.br
Olivieri, Cristiane – Natale, Edson – 2016, Edições SESC, Guia Brasileiro de
Produção Cultural.