A PEDAGOGIA da VIDA – tem como linha metodológica o despertar da sensibilização estética, artística, poética, noetica, funcional, pedagógica, científica terapêutica e literária do ser humano integral. Para tanto essa metodologia apóia-se no estímulo e na prática da convivência grupal harmoniosa, assim como ao refinamento da sensibilidade e o aprendizado pelo encantamento.

Favorece e orienta a reflexão, a contemplação, as vivencias artísticas e literárias, o teatro, a concepção sagrada das rodas e fogueiras, a atenção plena, os exercícios de dramatização, o ritmo, o canto, o cuidado amoroso, a partilha, a liderança circular. Estimula os aprendizes a entrarem em contato consigo mesmos, a partir do conhecimento da sua lenda pessoal, facilitando desta maneira o contato com os outros participantes do curso e com o meio que os envolve. Sendo assim, segue os seguintes pilares:

 

O ensino baseia-se na sequência rítmica das diferentes fases do processo de aprendizagem: a fase ritualística, onde se prevalece a percepção sobre os arquétipos sagrados da construção da oralidade e das histórias coletivas de todos os tempos e povos. As vivências e reconhecimentos artísticos referendando os temas, a compreensão e domínio dos conteúdos desenvolvidos.

No exercício do “jardim Curricular” não há o exercício de ascendência a nenhuma das funções psíquicas sobre as outras. Nesse sentido, a razão, a cognição, a emoção, e a intuição, são igualmente aquilatadas.